Petrolatos: o que são e como agem nos cabelos

By Maqquiando. com - quarta-feira, dezembro 16, 2015

Conhecem os petrolatos? Você provavelmente usa ou já usou algum produto com esse ingrediente. Nesse post eu vou falar da relação dos petrolatos com os cabelos,como eles agem, se fazem mal. É sempre bom saber mais sobre os produtos que usamos, não é?  

O que são petrolatos?
Petrolatos são derivados do petróleo bastante usados em cosméticos devido ao seu baixo custo. Geralmente os encontramos em hidrantes corporais, máscaras de hidratação, condicionadores, leave-in.

Eles conferem maciez ao fio, mas não hidratam realmente. Apenas formam uma película no cabelo que impende a perca de umidade. É como uma maquiagem, na próxima lavagem a sensação de hidratação desaparece.

Como identificar?
Nos rótulos dos produtos eles são descritos como: Vaselina,Paraffinum liquidum(Parafina líquida), Mineral oil(Óleo mineral), Óleo de parafina.

Petrolatos fazem mal aos cabelos?
Como falei anteriormente os produtos com petrolatos apenas dão uma sensação momentânea de hidratação. Com  tempo eles se acumulam nos fios entupindo os folículos pilosos,o que pode dificultar o crescimentos dos cabelos. Esse acumulo também impede a absorção de água, nutrientes e vitaminas. Componentes essências para a manutenção de um cabelo forte e saudável.  

Como retirar petrolatos dos fios?
Não é qualquer produto que retira petrolatos dos fios, isso porque os derivados de petróleo não são solúveis em água. A forma mais fácil de retirar esses ingredientes dos cabelos é usando o shampoo anti-resíduo. Só assim os produtos que realmente hidratam e repõem nutrientes vão fazer efeito realmente.
Veja também.Os benefícios do óleo de coco para os cabelos
Procuro sempre hidratar meus cabelos com óleos vegetais e produtos livres de petrolatos, mas também tenho máscaras que possuem em sua composição esses componentes. Claro que sempre que sinto necessidade uso shampoo anti-resíduo. 

Para quem quer fugir dos petrolatos a dica é: Leia os rótulos. 

Já me segue nas redes sociais? FacebookInstagramTwitterGoogle+ e Youtube?

  • Compartilhar:

Você pode gostar também

0 comentários

Obrigada por comentar !