Protetor solar engorda! Como assim?

By Maqquiando. com - segunda-feira, janeiro 11, 2016

Em uma de minhas visitas ao instagram me deparei com um comentário falando que protetor solar engordava. Pensei: " Como um produto de uso tópico pode engorda". Fiquei com isso martelando e fui ver se aquela informação tinha fundamento.

Em minhas buscas me deparei com uma entrevista do médico Lair Ribeiro onde ele afirma que protetor solar engorda, dá celulite e não protege como deveria.

Bom, sobre os filtros solares não protegerem como deveriam eu já sabia. Grande parte dos produtos vendidos no Brasil só bloqueiam os raios UVB que tem incidência muito baixa no planeta. Enquanto os raios UVA correspondem a 95% . Esse último tipo de raio pode fazer um estrago grande na pele. Causa envelhecimento precoce, câncer de pele, machas. Sem falar que ele chega a camadas mais profundas da pele. Por isso é preciso ficar atento na hora compra e procurar saber se o protetor que você está comprando realmente tem proteção adequada contra raios UVA.

Quanto ao filtro solar engordar, é novidade para mim. Mas segundo Dr Lair Ribeiro a substância 4 metil-benzilideno cânfora(4-mbc), encontrada em alguns produtos brasileiros, bloqueia a função da tireoide e com isso a atividade estrogênica cresce, logo os níveis de estrogênio aumentam. Ou seja,o aumento de estrogênio engorda e dá celulite.

Ah! Mas a pele absorve essa substância? Sim, mesmo em pequenas quantidades. Estudos também apontam o 4-mbc como uma substância cancerígena, inclusive ela é proibida em alguns países. Existem outros componentes que são apontados em alguns estudos como vilões,são eles: As benzofenonas-1,2,3(Benzophenone-1,2,3) ,octil-metoxinamato, octrocrileno e outros.

Então como devo escolher o protetor solar?
O conselho internacional de cosmética a um tempo atrás apontou o Tinosorb como o melhor e mais seguro filtro. Pena que são poucos os protetores que tem ele em sua composição.

Um conselho que dou sempre é ler a composição, e se tiver dúvida procurar ajuda de um dermatologista.  Porque é difícil mesmo entender alguns nomes nos rótulos. É tudo muito parecido e complicado.

O importante é NUNCA deixar de se proteger contra o sol. A ainda há muitas controversas sobre esse assunto. Caso haja dúvida, pesquise, se informe com um profissional. E se uma substância faz mal procure um protetor que não tenha ela. 

Beijos

Já me segue nas redes sociais? FacebookInstagramTwitterGoogle+ e Youtube?


  • Compartilhar:

Você pode gostar também

0 comentários

Obrigada por comentar !